sexta-feira, 19 de março de 2010

O que são fluxos piroclásticos???



Os fluxos piroclásticos (também conhecida como nuvem piroclástica) são o resultado devastador de algumas erupções vulcânicas. Constituem corpos fluidos, velozes, compostos de gás quente e piroclastos (cinza e pedra) que podem viajar com velocidade de até 160 km por hora. O gás está normalmente numa temperatura entre 100-800 graus Celsius. Os fluxos piroclásticos normalmente se deslocam rente ao solo, acompanhando as irregularidades do relevo.

Em 79 dC as cidades de Herculano e Pompéia, na Itália, foram recobertas por uma avalanche de fluxo piroclástico, proveniente do Vesúvio, provocando muitas mortes. O material depositado chegou à espessura de 6 metros e recobriu as duas cidades, que só foram redescobertas em 1738 e 1748, respectivamente.

O resfriamento e consolidação dos depósitos de fluxos piroclásticos levam à formação da rocha conhecida por ignimbrito.




3 comentários:

Unknown disse...

eu adorei esse blog sempre quando eu precisa de algo de pesquisa como geografia vou entrar aqui e pesquisar adorei conhecer vcs bjaoo

Anônimo disse...

Sensacional

Unknown disse...

Eu gostaria de fazer uma pergunta, a cinza vulcanica depositada no baixão pode ser confundida com argila ou com calcário?