sábado, 24 de outubro de 2009

Conheça no TeleCentro o game Lincity !

Lincity (às vezes grafado como LinCity) é um jogo gratuito de simulação de construção e gerenciamento, que põe o jogador no controle da gestão de cada aspecto sócio-econômico de uma cidade.

O nome do jogo vem de um trocadilho com o título do clássico simulador de cidades SimCity. Lançado sob os temos da GNU General Public License, Lincity é considerado um software livre pela Free Software Foundation.

Lincity é um jogo simulador de cidades e países, similar em conceito a SimCity.O jogador pode desenvolver uma cidade através da compra de edifícios apropriados, serviços e infra

A simulação leva em conta a população, emprego, distribuição de saneamento básico e ecologia, produtos (disponibilidade e produção), matéria-prima (minérios, aço e carvão), serviços (educação, saúde, proteção contra incêndios e lazer), energia (elétrica e a carvão vegetal, carvão mineral com reservas finitas, solar e eólica) e outros obstáculos como finanças, poluição e transportes.

Vários indicadores são disponibilizados com minimapas ou estatísticas. O jogador tem de tomar conta do crescimento populacional e vários balanços sócio-econômicos.

Lincity pode ser vencido de dois modos: alcançando o desenvolvimento sustentável ou evacuando a população inteira com naves espaciais.

O site de Lincity tem um salão da fama listando jogadores que obtiveram sucesso em alcançar uma dessas duas metas.



The Earth Song

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Alunos das turmas 2TE e 2TF visitam o Museu de História Natural da UFMG




Nos dias 20 e 21 de outubro, os alunos das turmas 2TE e 2TF visitarão o Museu de História Natural da UFMG, com o objetivo de acessar novos conhecimentos nas temáticas de Meio Ambiente, Arqueologia, Paleontologia e Mineralogia. Os alunos também poderão visitar o Presépio do Pipiripau.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Turma 1TB apresenta mais trabalhos sobre o Espaço Rural brasileiro




Os grupos apresentaram suas pesquisas sobre o Movimento dos Sem-Terra e sobre Agricultura Urbana.



A turma está cada vez mais participativa durante as apresentações, fazendo anotações e muitas, muitas perguntas.

Brasil mantém posição em índice de qualidade de vida

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/05102009/25/manchetes-brasil-mantem-posicao-indice-qualidade.html

O Brasil conquistou mais pontos na nova lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2009 e se manteve na categoria de "desenvolvimento humano elevado". Com índice de 0,813, ocupa a 75ª posição e não é mais o lanterna desse grupo de países. Em 2008, o IDH era de 0,807. Na América Latina, permanece atrás de Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Venezuela e Panamá.


Publicada hoje com o relatório Ultrapassar Barreiras, Mobilidade e desenvolvimento humanos, a lista deste ano traz uma nova categoria, a de países de IDH muito elevado. Ela agrega nações com índice superior a 0,900 - o IDH máximo é 1. Os três primeiros lugares no IDH são Noruega, Austrália e Islândia. A França, na 8ª posição, voltou a entrar nos 10 primeiros classificados depois de se ausentar do grupo por um ano. Também estão presentes nesse grupo Estados Unidos, Canadá, Suécia, Japão, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Reino Unido, Israel, Coreia do Sul, Kuwait e Emirados Árabes.

O IDH é calculado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e serve de indicador para o bem-estar humano. Neste ano, foi ampliado de 179 para 182 países. No entanto, não captura os efeitos da crise econômica mundial, uma vez que os dados internacionalmente comparáveis são apenas de 2007.

Cinco países subiram três ou mais posições no ranking na comparação com a lista anterior: China, Colômbia, França, Peru e Venezuela. Aumentos de renda da população e da esperança média de vida foram os principais fatores. No caso de China, Colômbia e Venezuela, progressos na educação também contribuíram para a melhor colocação. Entre os países de IDH baixo, ocupado por uma maioria de países africanos, as três piores colocações estão Níger, Afeganistão e Serra Leoa.

O Pnud, instituição da Organização das Nações Unidas voltada para o desenvolvimento, calcula o IDH a partir do Produto Interno Bruto per capita, longevidade (expectativa de vida) e educação (índice de analfabetismo e taxa de matrícula dos estudantes). Esses três indicadores têm o mesmo peso no índice, que varia de zero a um. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

“Game Estrada Real Digital”

“Game Estrada Real Digital”

O jogo educativo do Pontão de Cultura da UFMG foi criado com auxílio de verbas públicas da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O game mescla a história da Estrada Real e das cidades coloniais ao turismo do século XXI e elementos culturais como a culinária e o congado.

Confira:

http://www.ccnm.org.br/gameestradareal/ERD_Inicio.html